Por que está na moda falar mal da moda?

Agora que está todo mundo comentando a moda por causa do São Paulo Fashion Week, tenho algumas perguntinhas a fazer para aqueles que enchem a boca falando mal do mundo fashion:

1) Quem detesta Calypso, Iron Maiden ou Vanessa da Mata fica falando que não curte música?
2) Quem odeia ver filmes do Freddy Krueger, da Meg Ryan ou do Ingmar Bergman generaliza tudo e diz que cinema é uma porcaria?
3) Quem abandonou um livro do Paulo Coelho, do Marcel Proust ou da Clarice Lispector afirma que a literatura em geral fede?

Eu fico sinceramente espantada quando vejo pessoas dizendo que moda é fútil, é inútil, que vestem qualquer coisa que encontram no armário. Primeiro, porque é uma mentira deslavada: a não ser que sua mãe ainda compre suas roupas, é você quem decide o que veste e o que calça. Segundo, porque a moda, assim como qualquer forma de arte, é um reflexo dos tempos que vivemos. Quem diz que vestidos, saias, sapatos, batas, calças, sobretudos, bolsas entram e saem da moda por causa de motivos fúteis definitivamente não entendem nada do babado. Terceiro: se você é dessas pessoas que saem correndo comprar uma camiseta ou uma minissaia só porque viu a Paris Hilton ou a Scarlet Johansson usando uma igual, é exatamente por sua causa que esses estereótipos bestas sobre moda são espalhados.

O modo como você se veste deve refletir a sua personalidade, em vez de imitar as escolhas de outros. Estar na moda é usar roupas que você considere bonitas, mas, acima de tudo, confortáveis. Porque uó mesmo é sofrer para entrar em um vestido ou sapato lindos mas que façam você sofrer para entrar neles. Eu não vou mentir: sou interessadíssima em moda, leio a Vogue, a Simples e a coluna da Érika Palomino, sou fã da Lilian Pacce e da Constanza Pascolato, mas não vou me endividar só por causa de um tailleur de grife ou comprar um vestido roxo com bolinhas verdes só porque a edição francesa da Elle disse que é tuuuuudo de bom. Estou errada?

22 Respostas para “Por que está na moda falar mal da moda?

  1. Querida, você está certíssima. Não sou chegada a moda, mas acho que todo mundo tem o direito de gostar. Sou gordinha, logo nem tudo posso usar. Se fosse magrinha, também não iria botar determinadas roupas. Questão de gosto. Beijocas e um lindo fim de semana.

  2. Boa abordagem – me foi útil. Eu, que condeno qualquer tipo de generalização, sem querer e sem perceber cometia uma a todo instante.

  3. Boa! Muito bem escrito! Viva as roupas que nos fazem sentir bem! 🙂 \o/

  4. O mais engraçado Ana é ver pessoas que generalizam agora e depois de um tempo começam a amar o que supostamente odiava. Já viu isso? Eu vejo todo instante. haha

    O importante é seu ponto de vista, sua opinião. Sou a favor da criatividade e de tornar suas idéias grandes. Acho que isso significar sonhar(ou pelo menos quase isso! hehe)

  5. Eu odeio a moda do vegetarianismo…
    Eu gosto de um bom churrasco, nao vivo sem… O ser humano começou carnivoro, la na pre-historia…
    Nos somos carnivoros, e os vegetarianos comem a comida da nossa comida… É uma quebra na cadeia alimentar!!

    Isso nao pode!!

  6. Bem, eu acho que a roupa é a nossa segunda pele e diz muito de quem nós somos. Uma roupa é para vestir, mas também expressa aquilo que pensamos do mundo. É uma bandeira astiada para expressar às nossas ideologias. Há quem vive e morre pela moda. Acho que a moda deve ser admirada, pois é uma arte que demonstra o nosso estilo de vida através do tempo, mas não se deve, além dos artistas, viver obcecado por ela e seguir à risca o seu traçado. Devemos ser nós mesmos em todas as circunstâncias. Isso também é muito chic. Té. Bom fim de semana.

  7. Está certíssima, Ana! A roupa é uma de nossas identidades, pois diz quem somos, de onde viemos, qual nossa filosofia.. é como um espelho cultural realmente. Adoro a Vogue!

    Beijos!

  8. Roupa é sim importantíssimo, porque mostra muito do que a pessoa é, a forma como ela se veste. Na roupa, fica o espírito da pessoa.

    beijos

  9. Falando de roupa: tenho minha marca de roupa favorita, e não é porque seja de marca senão porque sei que sempre me veste bem. Conselhos para mim é uma boa: ajuda a não cometer gafes que podem desfavorecer a qualquer um nesse mundo tão competitivo ou simplesmente te ajuda a tirar proveito onde a natureza não te favoreceu rsrsrsrs

  10. Mandou bem no post, sou fã de moda, mas nem por isso sou escrava dela, procuro me vestir com o q me sinto bem, mas tb fico de olho para não parecer rídicula com peças que não combinam com meu tipo fisico.
    Big Beijos

  11. pequenosdelitos

    Moda é coisa serissima. Mais que exercício da subjetividade, é fenômeno social. Quem pensa a moda como algo fútil deveria, antes de cristalizar essa opinião, ler o trabalho que Pierre Bourdier produziu sobre esse tema.

  12. Muito gostoso esse blog!
    Concordo plenamente com tudo o que você disse…

    =o*

  13. Gosto é algo bem particular. Porém não consigo entender essa loucura todo de mundo fashion. Aquelas mulheres-bonecas-magras-demais com aquelas roupas bonitas (algumas) e aquele bando na lateral da passarela olhando-babando.

    Acho mais legal ficar na praia, tomando água-de-coco e babar pelas pessoas bonitas que passarão por mim. Pessoas tocáveis, onde poderia falar um “oi” e conversar sobre qualquer coisa da vida.

    é isso 🙂

    Um beijo

  14. elisabetecunha

    Prefiro comprar poucas e boas roupas de marca de qualidade , que comprar um monte de roupas sem qualidade.[Deixando claro que sem a escravidão fashion que somos bombardeados]
    um beijão! aparece!
    Gostei do link!!!! obrigada!

  15. Eu tento me manter na margem. Não deixo que as tendências tomem conta de mim!

    Moda passa por cada um definir um estilo próprio, de acordo com a personalidade.

  16. Adorei esse post, tambem sou fã da Constanza Pascolato e adoro moda, adoro acompanhar as tendências, e sou fiel ao meu estilo, mas nem por isso deixo de curtir o que aparece de novo. Acredito que cada um deva aproveitar o que fica bem e combina com seu estilo. Beijão!

  17. Eu gosto muito de moda. Não fosse isso não teria um armário abarrotado de roupas e sapatos. Mas o que não gosto do mundo da moda é essa futilidade abobalhada, sabe? Odeio o papinho boçal dos pseudos entendidos que transformam uma simples calça jeans em termos impronunciáveis hypados. Odeio o deslumbre que chega facilmente às raias da burrice de determinados seres. Odeio esses que se acham semi deuses porque falam que o que vai pegar na próxima estação é o azul sereno intenso com art decó a lá putaqueopariu – rs… Isso me irrita e me cansa a beleza. Deve ser por isso que saí pela tangente desse mundinho quando tinha 18 anos. Hoje apesar de vez em quando até saborear tendências – não sou uma escrava da moda. A aprecio, a admiro, a respeito. Mas sem forçar a amizade.

    Beijocas, moça!

  18. Ana, voltei! final de férias!
    aparece tem post novinho!
    http://www.elisabetecunha.wordpress.com
    *** Aproveita e me empresta seu terninho da Armani e sua bolsa da Dior?? rs,rs,rs…..

  19. elisabetecunha

    Ana, cadê vc??? aparece!

  20. elisabetecunha

    Tem post sensual , aparece!!!!

  21. Ao ponto de moda é: cultua, é expressão. Moda não está ligada no simples fato de estar vestido, a moda expressa a tua personalidade é ter consciência de que ao sair de casa para o trabalho não poderá sair de qualquer maneira, e sim de acordo com o perfil da empresa, se tem que ir a igreja vai escolher uma roupa adequada, se vai ao shopping, praia etc também escolherá uma roupa que melhor se adequai ao ambiente.
    No polo norte, por exemplo, iras com roupas de praias?Então moda é necessidade comportamento, comunicação, atitude, coerência e acima de tudo personalidade.

  22. eu gosto de fazer rolpa

Deixe um comentário

