Uma verdade inconveniente, mas necessária

Para a natureza, todo dia é 11 de setembro

Agora o tema do momento é aquecimento global, já repararam? Matéria no Fantástico, reunião de cúpula dos países do G-7, aquele documentário “Uma Verdade Inconveniente” indicado ao Oscar, capa da Veja, etc etc. E acho ótimo que o assunto esteja em voga. Afinal de contas, o que está em jogo é o destino nosso, dos nossos filhos, da humanidade. O Arnaldo Jabor fez um comentário ótimo sobre esse estado de coisas: “nós nos referimos aos problemas ambientais como sendo uma ‘ameaça a natureza’. Que nada! A natureza não esta nem aí. Já morreu dinossauro, já houve idade do gelo, chuva de asteróides, e a natureza continua numa boa. Quem vai acabar é a raça humana. A natureza está pouco se lixando para nós”.

Gostei muito da propaganda que ilustra este post, e que faz a gente lembrar de que, para a natureza, todo dia ocorrem tragédias equivalentes ao 11/9 em Nova York. Clicando aqui você tem uma estimativa do quanto as suas viagens de carro, ônibus ou avião provocam em termos de emissão de CO2. Sei que eu fiquei assustada quando vi os resultados, e comecei a pôr a mão na massa. Troquei todas as lâmpadas de casa por lâmpadas fluorescentes, passei a clicar diariamente nos sites do Clickarvore e The Rainforest Site, estou reciclando o lixo de casa, caminhando mais e deixando o carro na garagem sempre que possível. Porque quero que o mundo seja um lugar habitável para meus filhos, netos, bisnetos.

Anúncios

13 Respostas para “Uma verdade inconveniente, mas necessária

  1. Querida, temos que prestar bastante atenção no que estamos fazendo com a nossa grande casa. Ela é a única que temos e as peças de reposição estão acabando. Beijocas

  2. É, se todos fazemos um pouquinho cada dia podemos melhorar e muito a qualidade de vida no nosso planeta. Excelente fotografia !!!

    Abraço

  3. Bem, acho que faço um pouquinho. Sempre vou para o trabalho de transporte público. Como ser ecológico virou moda, agora vou dizer que ando de transporte público porque é moda (é porque não tenho carro mesmo, enfim). Sem brincadeira, agora, eu acho mesmo que as pessoas deveriam colaborar mais. Há pessoas que trabalho na frente da boca de metro e vai de carro para o trabalho, que o ônibus passa em frente a sua casa, e vai para o trabalho de ônibus. Isso é muito luxo. Reciclar o lixo em casa, também estou procurando fazer isso. Também não custa nada. Já coloquei um caixote ao lado do que já havia, para colocar todo e qualquer tipo de embalagem. Começa assim, tomara que dê tempo para todos aprenderem. Beijos.

  4. Nós, aqui na California, adotamos painéis solares para toda a energia da casa, exceto o gás do fogão.
    Reciclar é mandatório em todo o país. Temos latões para jardiangem e outro para o lixo, propriamente dito, mais um para vidro, etc. reciclável.

    Eu decidi parar de tomar banho, já que a California não tem água. Meu marido que me lamba! Sério, a gente tem que fazer o mínimo minimorum mas os cientistas já disseram que nada adianta.

  5. A imagem é excelente e impactante.

    Parabéns por fazer a sua parte. Espero que seja um incentivo para que mais pessoas façam igual.

  6. Semana passada um cientista estava falando na tv aqui que essa história de aquecimento global é mentira, que é uma jogada só pra ganhar dinheiro, porque rola muita grana nessa área para pesquisas, que o planeta nao está esquentando, ao contrário…eu nao acreditei muito nao…mas…e se ele tiver razao né?

    Mas a única certeza é que o homem destrói a cada dia a natureza, isso sim.

    beijos

  7. Nossa, a frase do Jabor disse tudo!!
    E esta foto.. perfeita!!

  8. Realmente, a natureza se adapta a qualquer obstáculo. Caso contrário conosco, pobres humanos! O problema está na falta de conciência e de instrução de milhares de pessoas. Seria ótimo o mundo inteiro fazer um mini-apagão como a França tentou fazer. Mal sabem escovar os dentes e vão saber melhorar o mundo!? Complicado também são os interesses que veiculam junto ao petróleo e demais fontes poluentes.

    MAIS UM OBJETIVO PARA 2007(e para sempre) – cuidar melhor dos humanos, dos animais, da natureza …

  9. A foto é perfeita, espero q o povo crie consciencia para o mal q se aproxima.
    Big Beijooooooooos

  10. Porque juntos podemos fazer a diferença!

  11. Amei este post! Acho que a consciência de que devemos respeitar os espaços naturais deve começar no berço. Crianças e adolescentes já são alienadas no que diz respeito ao meio ambiente. São futuros maus adultos. Educação começa em casa!

    Beijos e boa semana!!

  12. Ana, iso me preocupa bastante….
    aparece tem post novo!!!!
    beijos!

  13. pequenosdelitos

    Muito bem colocado, Ana. A questão é seríssima.
    Li um post interessante a respeito do mesmo tema aqui: http://josealbertofarias.blogspot.com/2007/02/ainda-h-tempo.html

    Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s